Slides pratica leitora multimidial

https://docs.google.com/present/edit?id=0AaJF-E2derE_ZHRwNWNtdF8wZ202ZGI5ZHo&hl=en

sábado, 4 de dezembro de 2010

Projeto de Leitura Escola Francisco de Paula Pereira- Aceguá- RS


Este é o Sr. Alfabeto, criação da professora Rita Mara Acordi, do 2º ano.

Professora Rita apresentando o Sr. Alfabeto aos alunos.


O senhor Alfabeto carrega consigo uma bolsinha, e dentro dela há sempre uma leitura interessante...


Ele também é muito participativo, sempre acompanha a turma em suas atividades. Aqui, a diretora, professora Traudie Cornelsen, está dando uma aula prática sobre o ciclo da vida das plantas e técnicas de plantio de sementes e mudas.



Ele acompanhou a explicação atentamente, e depois, foi ajudar os colegas na plantação da mini-horta.
      Todos os finais de semana, o bonequinho visita um dos colegas. Eles viajam juntos no ônibus escolar e levam consigo variados tipos de leitura: jornais, revistas, livros, folders, enfim, material para toda a família. Durante a visita, a criança deve incluir o Sr. Alfabeto em suas atividades: contar-lhe historinhas, brincar com ele...Tudo isto é comprovado por uma ficha que o aluninho preenche. Nesta ficha constam dados como: contei para ele a história, brincamos de, comemos no almoço, comemos no jantar, entre outros. Às vezes, ele brinca tanto que volta bem sujinho, outras vezes, toma banho antes de vir para a escola e até volta perfumado. Depois de tudo, o aluno faz um relato oral em sala de aula.
      Acho interessante ressaltar que esta atividade inicialmente visava um incentivo à leitura, envolvendo-se o faz-de-conta e o lúdico, mas acabou tomando maiores proporções: Hoje, o Sr. Alfabeto ajuda, inclusive, a desenvolver valores nas crianças. Amizade, carinho, responsabilidade, cuidado, higiene, todos esses assuntos são abordados e trabalhados a partir das experiências relatadas.
      Diante disso, a professora Rita decidiu que vai sortear o bonequinho entre os alunos no final do ano.
      Todos esperam com ansiedade para saber quem será o felizardo que vai levar o amiguinho para casa.



Esta é a professora Lisiane Pradie (e seu bebezinho na barriga, participando desde já das atividades de leitura),  do 1º ano, que resolveu participar do projeto e criou a Dona Palavra, irmã do Sr. Alfabeto.
Dona Palavra terá atividades semelhantes às do Sr. Alfabeto.

No dia da chegada da Dona Palavra, teve festa. As mães e professoras empenharam-se no preparo dos pratos.
O Sr. Alfabeto está em todas e veio prestigiar a festa.
Antes da chegada da visita, a professora Lisi conta uma história.
Ansiosos, mas atentos e felizes.

A história fala das diversas maneiras como os estudantes brasileiros vão à escola: de carro, de ônibus,a cavalo, em voadeiras... Então, a professora comenta que ela, assim como os alunos, todos os dias viaja até a escola no ônibus da linha Bagé-Aceguá, de onde, naquela manhã, viera acompanhada de uma amiga.
 A amiga era Dona Palavra, que estava escondida dentro da caixa de leitura e só saiu de lá depois de ouvir toda a historinha.






Tinha até mãe na expectativa !!!!
Os irmãos reunidos na caixa mágica de leitura.
Dona Palavra, já integrada ao cotidiano das crianças do 1º ano, acompanha as meninas que lancham no refeitório.

Sr. Alfabeto e o coleguinha, quase na hora de pegar o ônibus para mais uma visita.



     Colegas mediadores, isso é só um resumo, uma ideia que as queridas colegas da minha escola permitiram partilhar. Eu abordarei o assunto ainda outras vezes, pois os alunos trarão de casa as fotos que fizeram durante as visitas do Alfabeto e da Palavra. Vou escanear também uma fichinha de atividades preenchida por um aluno e postar aqui.
     Agradeço à diretora da Escola Francisco de Paula Pereira, professora Traudie Cornelsen; à supervisora Hannelore Neufeld, pela disposição demonstrada na organização deste material e pelas fotos cedidas;às colegas Rita Acordi e Lisiane Pradie, competentes e engajadíssimas mediadoras e incentivadoras de leitura e proprietárias de um cantinho todo especial no meu coração, pela alegria com que aceitaram compartilhar conosco suas experiências e sugestões.
Com carinho.
                                      

3 comentários:

  1. Esse projeto é fantástico,o Sr. Alfabeto e D.Palavra participam do cotidiano dos alunos.

    Um abração,
    Zezé

    ResponderExcluir
  2. Cara Lisiane,
    Ótima experiência que trazes da tua escola! Parabéns às executoras e remeta, por favor, meus agradecimentos pela disponibilidade de compartilhar conosco esse projeto interessante. Observamos com ele o quanto a motivação se dá por vias simples... O que mais envolve, sem dúvida, é a iniciativa e a ação envolvendo os atores que queremos transformar (os alunos(. O projeto foi além, envolvendo até as mães (fato importante na construção dessa transformação).
    Um grande abraço a vocês e em especial à Escola que incentivou iniciativas com resultados importantes.
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz em encontrar profissionais comprometidos com a educação e, consequentemente coma a leitura. Parabéns.
    Débora CRos
    http://diariodacoordenacao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir