Slides pratica leitora multimidial

https://docs.google.com/present/edit?id=0AaJF-E2derE_ZHRwNWNtdF8wZ202ZGI5ZHo&hl=en

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Sugestão de atividade de leitura para séries finais: Circuito de leitura.

    O circuito de leitura é uma atividade que requer poucos recursos, mas tem um bom efeito, se o professor tiver cuidado na escolha dos textos. Sempre é importante levar em consideração o assunto e o formato que poderão interessar ao aluno. Esse ano, eu trabalhei com a oitava série o gênero crônica, dentro da proposta das Olimpíadas de Língua Portuguesa.
   O trabalho ocorreu assim: dispus os alunos em grupos de três a cinco e dei a cada aluno uma crônica. Assim que terminavam de ler, passavam para o colega ao lado, sucessivamente, de modo que, ao final, todos lessem todas as crônicas. Escolhi, por exemplo, a crônica de Martha Medeiros "Eu te amo não diz tudo", que causou um grande impacto, visto que essa é a época dos primeiros amores...Escolhi também uma crônica do Paulo Santanna, que fala sobre amizade e começa assim: "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos...", tinha também algo sobre futebol, interessante porque o texto se chamava "Peladas" e esse título atraiu a atenção dos alunos.
     No final, fizemos um debate que envolveu vários aspectos da leitura: O que o autor pode fazer para despertar o interesse do público? Você gostou? Você não gostou? Por quê? Concorda ou discorda? Conhece o autor? 




Meninas concordando: Eu te amo não diz tudo.

   Leitura atenta e silenciosa é importante para a atividade.





       Momento de discussão no grupo. Acharam graça das "Peladas", o título é muito bom.


     Momento de discussão entre os grupos.




       Sugerido com carinho. Lisiane Inchauspe.

Um comentário:

  1. Muito legal a ideia de vcs! Adorei o blog como um todo. E gostaria muito de ler o texto por vcs mencionado: "Peladas", mas não sei quem é o autor. Poderiam me dar essa dica? Obrigada! Assim posso procurar melhor no Google. Tem lá, né?
    Um abração e convido vcs a participarem, se quiserem, da comunidade Arte e Manhas da Língua, no Orkut, pois lá temos muitas propostas de leitura interessantes e podemos, de repente, trocar. Um abraço.

    ResponderExcluir