|
Este é o Sr. Alfabeto, criação da professora Rita Mara Acordi, do 2º ano. |
|
Professora Rita apresentando o Sr. Alfabeto aos alunos. |
|
O senhor Alfabeto carrega consigo uma bolsinha, e dentro dela há sempre uma leitura interessante...
|
|
Ele também é muito participativo, sempre acompanha a turma em suas atividades. Aqui, a diretora, professora Traudie Cornelsen, está dando uma aula prática sobre o ciclo da vida das plantas e técnicas de plantio de sementes e mudas. |
|
Ele acompanhou a explicação atentamente, e depois, foi ajudar os colegas na plantação da mini-horta. |
Todos os finais de semana, o bonequinho visita um dos colegas. Eles viajam juntos no ônibus escolar e levam consigo variados tipos de leitura: jornais, revistas, livros, folders, enfim, material para toda a família. Durante a visita, a criança deve incluir o Sr. Alfabeto em suas atividades: contar-lhe historinhas, brincar com ele...Tudo isto é comprovado por uma ficha que o aluninho preenche. Nesta ficha constam dados como: contei para ele a história, brincamos de, comemos no almoço, comemos no jantar, entre outros. Às vezes, ele brinca tanto que volta bem sujinho, outras vezes, toma banho antes de vir para a escola e até volta perfumado. Depois de tudo, o aluno faz um relato oral em sala de aula.
Acho interessante ressaltar que esta atividade inicialmente visava um incentivo à leitura, envolvendo-se o faz-de-conta e o lúdico, mas acabou tomando maiores proporções: Hoje, o Sr. Alfabeto ajuda, inclusive, a desenvolver valores nas crianças. Amizade, carinho, responsabilidade, cuidado, higiene, todos esses assuntos são abordados e trabalhados a partir das experiências relatadas.
Diante disso, a professora Rita decidiu que vai sortear o bonequinho entre os alunos no final do ano.
Todos esperam com ansiedade para saber quem será o felizardo que vai levar o amiguinho para casa.
|
Esta é a professora Lisiane Pradie (e seu bebezinho na barriga, participando desde já das atividades de leitura), do 1º ano, que resolveu participar do projeto e criou a Dona Palavra, irmã do Sr. Alfabeto. |
|
Dona Palavra terá atividades semelhantes às do Sr. Alfabeto. |
|
No dia da chegada da Dona Palavra, teve festa. As mães e professoras empenharam-se no preparo dos pratos.
|
|
O Sr. Alfabeto está em todas e veio prestigiar a festa. |
|
Antes da chegada da visita, a professora Lisi conta uma história. |
|
Ansiosos, mas atentos e felizes.
A história fala das diversas maneiras como os estudantes brasileiros vão à escola: de carro, de ônibus,a cavalo, em voadeiras... Então, a professora comenta que ela, assim como os alunos, todos os dias viaja até a escola no ônibus da linha Bagé-Aceguá, de onde, naquela manhã, viera acompanhada de uma amiga.
A amiga era Dona Palavra, que estava escondida dentro da caixa de leitura e só saiu de lá depois de ouvir toda a historinha.
Tinha até mãe na expectativa !!!! |
|
Os irmãos reunidos na caixa mágica de leitura.
|
|
Dona Palavra, já integrada ao cotidiano das crianças do 1º ano, acompanha as meninas que lancham no refeitório. |
|
Sr. Alfabeto e o coleguinha, quase na hora de pegar o ônibus para mais uma visita. |
Colegas mediadores, isso é só um resumo, uma ideia que as queridas colegas da minha escola permitiram partilhar. Eu abordarei o assunto ainda outras vezes, pois os alunos trarão de casa as fotos que fizeram durante as visitas do Alfabeto e da Palavra. Vou escanear também uma fichinha de atividades preenchida por um aluno e postar aqui.
Agradeço à diretora da Escola Francisco de Paula Pereira, professora Traudie Cornelsen; à supervisora Hannelore Neufeld, pela disposição demonstrada na organização deste material e pelas fotos cedidas;às colegas Rita Acordi e Lisiane Pradie, competentes e engajadíssimas mediadoras e incentivadoras de leitura e proprietárias de um cantinho todo especial no meu coração, pela alegria com que aceitaram compartilhar conosco suas experiências e sugestões.
Com carinho.
Esse projeto é fantástico,o Sr. Alfabeto e D.Palavra participam do cotidiano dos alunos.
ResponderExcluirUm abração,
Zezé
Cara Lisiane,
ResponderExcluirÓtima experiência que trazes da tua escola! Parabéns às executoras e remeta, por favor, meus agradecimentos pela disponibilidade de compartilhar conosco esse projeto interessante. Observamos com ele o quanto a motivação se dá por vias simples... O que mais envolve, sem dúvida, é a iniciativa e a ação envolvendo os atores que queremos transformar (os alunos(. O projeto foi além, envolvendo até as mães (fato importante na construção dessa transformação).
Um grande abraço a vocês e em especial à Escola que incentivou iniciativas com resultados importantes.
Maria Cristina
Fiquei feliz em encontrar profissionais comprometidos com a educação e, consequentemente coma a leitura. Parabéns.
ResponderExcluirDébora CRos
http://diariodacoordenacao.blogspot.com.br