Slides pratica leitora multimidial

https://docs.google.com/present/edit?id=0AaJF-E2derE_ZHRwNWNtdF8wZ202ZGI5ZHo&hl=en

domingo, 16 de janeiro de 2011

Colegas, postamos abaixo mais uma idéia para se trabalhar com leitura através do Método Recepcional. Visto que nosso blog tem por objetivo contagiar nossos leitores , deixamos aqui mais uma atividade que promova o professor a um mediador de leitura na biodiversidade.

Nos anos sessenta, na escola de Constança, surge o método Recepcional que prioriza o leitor. Essa corrente estética no ensino de Literatura visa o confronto entre o familiar e o novo, entre o próximo e o distante dentro do tempo e do espaço. O trabalho com o método Recepcional prevê como ponto de partida a realidade do aluno e é desenvolvido em cinco etapas: a determinação do horizonte de expectativas, cujo objetivo é reconhecer os valores prezados pelos alunos em termos de crença , modismos , estilos de vida, preferências e preconceitos; atendimento do horizonte de expectativas , que deve proporcionar aos alunos experiências com textos literários atendendo aos seus questionamentos; ruptura do horizonte de expectativas que objetiva romper com certezas e costumes trazidos pelos alunos; questionamento do horizonte de expectativa , etapa onde se dá a comparação entre questões anteriores ; e finalmente a ampliação do horizonte de expectativas, cuja principal função é fazer com que os alunos percebam que as leituras feitas trazem transformações no modo de ver o mundo.


Método Recepcional – Baseado na obra de Jorge Amado , “Os capitães da Areia”.

1) Determinação do horizonte de expectativas:
A) Tendo em vista que através de trabalhos feitos anteriormente, a turma demonstrou interesse por assuntos relacionados à problemática dos meninos de rua e a situação de preconceito vivida por estes, a professora abre o trabalho com literatura em um enfoque recepcional levando um documentário que aborda tais problemas. O vídeo apresentado aos alunos está disponível no You Tube – Meninos de Rua. Após o término do vídeo, abre-se uma discussão entre os alunos em que serão ouvidas as diferentes opiniões dos alunos a este respeito.

B) A professora apresenta aos alunos a obra “ Capitães da Areia de Jorge Amado , e faz comentários com intuito de motivá-los a lê-la . Cada aluno ficará responsável por um capítulo do livro e em data pré determinada todos deverão fazer a apresentação de seu capítulo a fim de que todos fiquem por dentro de todos os acontecimentos do acerca dos “Capitães da Areia”.
2) Atendimento do horizonte
A) Nessa etapa do trabalho a turma será dividida em dois grupos e será promovido um jogo de perguntas e respostas entre a eles . A professora será a mediadora das questões a serem abordadas e entre as atividades serão sugeridas algumas onde os alunos deverão por em prática os todos os detalhes percebidos durante a leitura da obra e expressá-las até mesmo em forma de desenhos.
É importante que antes do começo desta atividade a professora aborde com a turma como diferenciar características físicas ( adjetivação) , de características psicológicas , a fim de que as perguntas sejam conduzidas também neste sentido.
3) Ruptura do horizonte de expectativas
A) Tendo em vista o preconceito como tema central de “ Capitães de Areia” será sugerido a turma uma outra obra – “ A terra dos meninos Pelados” , de Graciliano Ramos “ , onde o preconceito também é tema central. Esta porém, trata do preconceito de uma outra óptica , pois são as características físicas de Raimundo , personagem principal que vai dar o desenrolar da narrativa.
B) O livro será dividido entre a turma de forma que cada um fique responsável por uma parte. Em data pré estabelecida todos deverão fazer a apresentação oral de sua parte, de modo que os demais colegas tomem conhecimento das aventuras de Raimundo.
C) A turma será dividida em cinco grupos que terá como tarefa caracterizar os principais personagens do livro: Raimundo, Pirenco, Talima, Sira, e Caralâmpia. Após o término desta atividade será feita a exposição dos personagens através de um mural.
D) Finalizando a atividades será pedido aos alunos que: comentem a relação entre as duas obras; que apontem a temáticas das obras; e que façam, uma relação entre os problemas enfrentados pelos “Capitães da Areia “ e por “Raimundo , em A terra dos meninos pelados”.

4) Questionamento do horizonte de expectativas
A) Nessa etapa do projeto, os alunos organizados em dois grupos, representarão cada um dos personagens principais das duas obras: Pedro Bala e Raimundo.
B) Cada grupo elaborará perguntas sobre a vida, os sonhos e os sentimentos dos personagens e fará ao outro grupo que responderá como sendo Pedro Bala ou Raimundo. De posse das respostas , agora é a vez produzir um texto que terá por objetivo a publicação em um jornal. A professora aproveitará para apresentar a turma as partes que compõem um jornal e levá-los a identificar a linguagem que deverá ser usada para escrita desse texto.

5) Ampliação do horizonte de expectativas
Finalizando essa abordagem, será pedido aos alunos a pesquisa em sites, livros ou revistas outros gêneros literários, como : poesia, músicas ou contos que abordem a temática do preconceito.

Um comentário:

  1. Oi pessoal!


    Ótimo vocês postarem o trabalho apresentado na aula presencial.

    bjs,
    Zezé

    ResponderExcluir