O trabalho ocorreu assim: dispus os alunos em grupos de três a cinco e dei a cada aluno uma crônica. Assim que terminavam de ler, passavam para o colega ao lado, sucessivamente, de modo que, ao final, todos lessem todas as crônicas. Escolhi, por exemplo, a crônica de Martha Medeiros "Eu te amo não diz tudo", que causou um grande impacto, visto que essa é a época dos primeiros amores...Escolhi também uma crônica do Paulo Santanna, que fala sobre amizade e começa assim: "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos...", tinha também algo sobre futebol, interessante porque o texto se chamava "Peladas" e esse título atraiu a atenção dos alunos.
No final, fizemos um debate que envolveu vários aspectos da leitura: O que o autor pode fazer para despertar o interesse do público? Você gostou? Você não gostou? Por quê? Concorda ou discorda? Conhece o autor?
Meninas concordando: Eu te amo não diz tudo.
Momento de discussão no grupo. Acharam graça das "Peladas", o título é muito bom.
Momento de discussão entre os grupos.
Sugerido com carinho. Lisiane Inchauspe.
Muito legal a ideia de vcs! Adorei o blog como um todo. E gostaria muito de ler o texto por vcs mencionado: "Peladas", mas não sei quem é o autor. Poderiam me dar essa dica? Obrigada! Assim posso procurar melhor no Google. Tem lá, né?
ResponderExcluirUm abração e convido vcs a participarem, se quiserem, da comunidade Arte e Manhas da Língua, no Orkut, pois lá temos muitas propostas de leitura interessantes e podemos, de repente, trocar. Um abraço.