Slides pratica leitora multimidial

https://docs.google.com/present/edit?id=0AaJF-E2derE_ZHRwNWNtdF8wZ202ZGI5ZHo&hl=en

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Brincando com as palavras



BRINCANDO COM AS PALAVRAS

Brincar com as palavras é antes de tudo, mesmo que inconscientemente, plantar em nossos pequenos leitores a sementinha que devidamente regada pela família, pela escola e principalmente por bons professores germinará e dará bons frutos a longo prazo.
Nos últimos dias esse tema vem nos cercando de uma forma tão profunda, que não há como deixar de refleti-lo. Primeiramente nos deparamos com o texto “Brincando com as palavras “ de Kelly de Souza, texto esse que nos faz reviver o quanto é bom brincar com rimas, parlendas, adivinhas. Ao chegarmos à aula de especialização, o tema que permearia nossas discussões na disciplina seria exatamente como trabalhar com a Literatura de forma mais eficaz e prazerosa. E completando a semana, no sábado à tarde uma oficina Literária com o escritor Caio Riter, em “ A formação do leitor literário em casa e na escola” , reforçaria todas as informações que havíamos adquirido no decorrer desses dias.
Não há, portanto, como negar que professores de séries iniciais carregam consigo uma grande responsabilidade, sendo estes, um dos primeiros semeadores do gosto pela poesia. Como projetou Caio Riter: Casa: tempo de ouvir histórias e outras artes também...” , porém em nossa realidade sabemos que muitas vezes é na escola que muitas dessas crianças têm seu primeiro contato com o lúdico. Por isso , mais uma vez reiteramos nossa afirmação da importância do professor das séries finais nesse processo árduo e belo. Para tanto pensamos em algumas atividades que serveriam de estimulo para começar a instigar o gosto dos pequenos pela poesia , como : a escuta de poesias, o trabalho com rimas e a encenação de pequenos poemas.
Para finalizar, cabe a nós , professores de séries finais, darmos continuidade nesse processo em busca de um leitor competente.

Um comentário:

  1. Olá pessoal,

    O grupo apresenta seu pensar, suas reflexões sobre o texto, a responsabiliade da familia e da escola no processo de motivar a criança no ato de ler, ou seja, tornar-se um leitor.Reflexão esta motivada também pela leitura proposta - Brincando com as palavras-. Mas senti falta, no texto de um direcionamento que nos leva-se a pensar nas possibilidades de trabalho com poesia nas séries iniciais.
    um forte abraço,
    Zezé

    ResponderExcluir