Slides pratica leitora multimidial

https://docs.google.com/present/edit?id=0AaJF-E2derE_ZHRwNWNtdF8wZ202ZGI5ZHo&hl=en

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Por um coração mais arejado. Ana Jácomo.


"Muitas vezes eu também já me perguntei se adianta a gente se empenhar para abrir o coração num tempo de tantos corações rigidamente trancados, em que o medo parece dar as cartas e descartar possibilidades de troca, espontaneidade e amor.

Houve instantes em que duvidei e me questionei se não seria mais seguro, mais tranquilo, mais fácil, tentar interromper o fluxo e fechar o meu coração de novo. No máximo, deixar apenas uma fresta aberta por onde espiar a vida de longe.

Embora não seja necessariamente mais seguro, mais tranquilo, muito menos mais fácil, continuo sentindo que é bem mais leve, alegre e desapertado viver com o coração mais aberto. Sobretudo, para nós mesmos. Ainda que às vezes a gente sinta estar na contramão. Ainda que às vezes esse nos pareça ser um movimento solitário.

No mínimo, corre mais vento."

Quando li este texto, imediatamente lembrei dos meus alunos. Eu também já me perguntei inúmeras vezes de que adianta, porque o retorno que vem deles é pouco, às vezes nem vem... Mas concordo que o coração deve estar sim, sempre aberto. 
Então, tenho saído de casa todas as manhãs com os bolsos cheios de beijos e abraços para os que quiserem receber. Começaram tímidos, mas agora os alunos já fazem fila para o bom-dia. Nossa amizade se cristaliza. E minhas palavras já tocam mais fundo. E meus ensinamentos já surtem mais efeitos. E meu exemplo ficará gravado. 
Nesta troca, nesta simpatia, encontro forças para seguir tentando. Encontro brechas importantes e vou por elas. 
Aproximar-se do aluno, ouví-lo, conquistá-lo, conhecer o que de importante há sobre sua vida são fatores determinantes para a introdução à leitura. 
É necessário cuidar com carinho das sementes literárias, escolhê-las com cuidado, para que floresçam nessas almas. Regar diariamente, trazer sempre um novo adubo, podar quando necessário, são atos que não podem faltar nesse cultivo.
Com carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário